domingo, 25 de maio de 2008

Mulher Católica

Como boa castelense, passei este feriado prestigiando os tapetes de Corpus Christ em Castelo. Fato que acontece todos os anos, com a diferença de que nos anteriores dava uma fugidinha para farrear no Festival de Alegre.

Os tapetes tiveram como temática a Eucaristia, porém Maria, a grande figura feminina da religião católica, não foi esquecida.

Pensar em mulher para os católicos é lembrar-se de Maria. Maria mãe de Jesus! Imaculada, virgem e santa. Mulher que atravessa os séculos e ainda guarda um
simbolismo de fortaleza, coragem e abdicação pela fé.

Para os católicos a mulher é o esteio da família, educadora dos filhos e companheira para todas as horas de seu esposo. Ela tem discernimento, sabe tomar as decisões mais delicadas e é indispensável para a construção de uma família bem sucedida.

No entanto, esse papel da mulher no catolicismo torna-se controverso em ocasiões em que a ela é colocada em posição secundária.Como a proibição da mulher em ocupar cargos de padres ou bispo – não podem presidir missa – mesmo sendo elas as principais “consumidoras dos bens espirituais” – são as mulheres as mais fervorosas defensoras e praticantes do catolicismo.

Um comentário:

Roberta Duarte disse...

apesar de ser uma católica nada praticante sempre tive vontade de ver os tapetes de castelo...um dia ainda vou!
=P
adorei fabi

bjussss